Morreu as 78 anos Dom Ricardo Guerrino Brusati, 8º bispo da Diocese de Caetité


Morreu na manhã deste domingo (14), aos 78 anos, Dom Ricardo Guerrino Bursati, bispo-emérito de Janaúba, no Norte de Minas, e 8º bispo da Diocese de Caetité.

O falecimento ocorreu na cidade de Novara, na Itália. As causas da morte não foram divulgadas até o momento.

Dom Ricardo foi bispo em Caetité de 2003 a 2015, quando município baiano após ser transferido para Janaúba. Em 2019, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se bispo-emérito. Logo em seguida, ele retornou ao seu país de origem.

O religioso nasceu em 11 de abril de 1945, na Itália, em Bellinzago, Novara. Ele se tornou sacerdote em 23 junho de 1973, ainda na Itália, e servindo em missão no Brasil, foi nomeado Bispo em 13 de novembro de 2002 e em 8 de fevereiro de 2003, recebeu sua Ordenação Episcopal.

Dom Ricardo ficou à frente de Diocese de Caetité por 12 anos e por mais quatro anos na cidade mineira, onde permaneceu até a renúncia.

Veja a nota da Diocese de Caetité

Com profundo pesar, a Diocese de Caetité comunica o falecimento do Bispo Dom Ricardo Guerrino Brusati, aos 78 anos, ocorrido na manhã deste domingo (14), em Novara, na Itália. Ele foi o oitavo bispo a pastorear estas terras sagradas do sertão (2003-2015).

Dom Ricardo deixou a Diocese de Caetité em maio de 2015, quando foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de Janaúba (MG). Em 12 de junho 2019, aos 74 anos, após o Papa aceitar seu pedido de renúncia, Dom Ricardo se tornou bispo-emérito de Janaúba e retornou para a Itália, onde nasceu.

Dom Ricardo deixa um legado de simplicidade, de humildade e de confiança no Evangelho de Jesus Cristo. Firmes na esperança, rogamos a Deus, pela intercessão de Senhora Sant’Ana, que conforte os corações de amigos e de familiares e acolha em seu Reino esse servo bom e fiel, um verdadeiro homem de Deus.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.