Lava do vulcão nas Canárias destrói casas, mas não há previsão para novas erupções


A lava do vulcão Cumbre Vieja que entrou em erupção no domingo, 19, na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias, destruiu várias casas – informaram as autoridades nesta segunda-feira, 20. Primeira a ser registrada nesta ilha em 50 anos, a erupção provocou a retirada de quase 5.000 pessoas.

“São muitas as casas destruídas”, disse à AFP um porta-voz do governo regional das Canárias, acrescentando que “não há um número estabelecido ainda”.

Em entrevista à televisão pública, o prefeito de El Paso, uma das localidades afetadas, afirmou que pelo menos “20 casas” foram destruídas.

“Em sua passagem, a lava não deixou absolutamente nada”, descreveu o prefeito Sergio Rodríguez, acrescentando que os moradores “têm muita incerteza”.

A imprensa espanhola estimou que pelos menos 100 residências foram atingidas pelo material expulso pelo Cumbre Vieja. A erupção começou no domingo, pouco depois das 15h locais (12h em Brasília).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.