Padres e Bispo são presos por governo ditador na Nicarágua


O governo de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro que soma 29 anos no poder da Nicarágua, prendeu vários padres da Igreja Católica, incluindo o bispo de Matagalpa, Dom Rolando Álvarez. O ocorrido aumentam a  preocupação de líderes da Igreja pelo mundo e, especialmente, entre os cristãos brasileiros.

Religiosos destacam que a ditadura nicaraguense é marxista e ateia, por isso “não é de se assustar que seja imposta uma sistemática perseguição à Igreja Católica que não se dobra a ditaduras que oprimem o povo”.

Em quatro anos, os católicos da Nicarágua sofreram mais de 190 ataques e profanações. Isso inclui um incêndio na Catedral de Manágua, capital do país localizado na América Central, prisões de padres, fechamento de emissoras de rádio e canais de televisão católicos, além da expulsão de 16 freiras missionárias da ordem Madre Teresa de Calcutá. Há relatos também de agressões e destruição de imagens e símbolos religiosos católicos.

O papa Francisco expressou neste domingo (21) sua preocupação e sua dor pela situação na Nicarágua e pediu “um diálogo aberto e sincero” para que “se possa encontrar as bases para uma convivência respeitosa e pacífica”.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.