Onça-parda resgatada em Anagé foi recebida no Cetas de Vitória da Conquista


 

Uma onça-parda (Puma concolor) foi resgatada no último sábado, 6 de junho, na cidade de Anagé, distante 60 quilômetros de Vitória da Conquista, pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema.

Segundo o órgão, o felino foi encontrado dentro do banheiro de um sítio, quando o proprietário do imóvel acionou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que encaminhou ao local uma equipe de técnicos e veterinário especialista em manejo de grandes felinos.

Por volta das 22h o animal foi sedado com a utilização de um Dardo Tranquilizante Veterinário, após essa etapa ele passou por uma avaliação clínica e foi posteriormente conduzido para um espaço destinado aos cuidados de animais silvestres no município de Vitória da Conquista.

“Ao chegar ao local, verificamos a situação comportamental do animal e discutimos as melhores estratégias para a captura, fizemos também o isolamento do local para evitar a presença dos curiosos e garantir a segurança destes e, ao mesmo tempo, o bem-estar da onça. Durante todo o período, o animal ficou deitado no mesmo local, às vezes sentado e se mostrando confortável, o que facilitou todo o procedimento. Às 22 horas o animal foi sedado, avaliado e encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista”, explicou o médico veterinário do Inema, Marcos Leônidas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *