Mais de uma semana após testar positivo para Covid-19, prefeito de Vitória da Conquista apresenta complicações pulmonares e é internado


Mais de uma semana após ser diagnosticado com a Covid-19, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, reeleito no pleito municipal deste ano, deu entrada, nesta sexta-feira (18), no Hospital Samur para continuação do tratamento contra a doença.

Segundo a assessoria da prefeitura, Herzem Gusmão apresenta complicações pulmonares e evoluiu para a necessidade do uso de oxigênio. A confirmação do diagnóstico para Covid-19 aconteceu na segunda-feira (7).

A prefeitura informou que o prefeito vai passar por novas avaliações e exames médicos na unidade hospitalar e que novas informações serão atualizadas periodicamente.

Na segunda-feira, o órgão municipal informou que a mulher do prefeito, Luci Gusmão, também teve diagnóstico positivo para Covid-19. Ela tem sintomas leves e cumpre isolamento em casa.



Tarado na Praça Presidente Tancredo Neves | pedófilo que marcou encontro com criança é preso em Vitória da Conquista


Um homem de 38 anos que marcou encontro com uma criança de 12 anos via Rede Social acabou sendo preso pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (14). Consoante a Polícia, “os pais da criança tiveram as conversas para o encontro marcado pelo podofilo, informando a GU da Patrulha Solidária que acionou a GU do PETO 77 e procedeu a prisão no local marcado”. O local seria a Praça Presidente Tancredo Neves. O acusado foi levado ao Plantão Central da Polícia Civil no Distrito Integrado de Segurança Pública.


Vitória da Conquista registra 210 óbitos em decorrência da Covid-19


Um homem de 68 anos foi a 210º vítima da Covid-19 em Vitória da Conquista. As informações foram detalhadas pela Secretaria de Saúde do município, no boletim epidemiológico, atualizado neste domingo (13).

De acordo com a pasta, a vítima era um morador do bairro Patagônia, portador de Fibrose Cística. Ele estava internado desde o dia 2 de dezembro no Hospital São Vicente, onde faleceu em 13 de dezembro.

Vitória da Conquista contabiliza 12.681 casos confirmados da Covid-19, com 11.691 deles já recuperados. Outros 780 pacientes seguem em recuperação – 39 internados e 741 em tratamento domiciliar.

Na quinta-feira (10), dos 60 leitos disponíveis na rede SUS, 56 estavam ocupados, o que equivalia ao percentual de 93%. No respectivo dia, dois dos três hospitais de referência na cidade estavam com 100% da capacidade. Isso levou o Governo do Estado a abrir na sexta-feira (11), dez novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Agência Sertão

 


Taxa de ocupação de leitos de UTI da Covid-19 aumenta rapidamente em Vitória da Conquista


 

Aumentou consideravelmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento de de pacientes com a Covid-19 na rede SUS em Vitória da Conquista. Três hospitais da cidade possuem ao todo 70 leitos para essa finalidade, destinados a atender uma população de mais de 1,8 milhão de habitantes, de 74 municípios da regional Sudoeste de Saúde.

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, no domingo (29), a taxa de ocupação das UTI’s estava em 58,5% e nesta segunda-feira (30) era de 62,9%. No entanto, no fim da tarde, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já informava ocupação de 73%.

No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), 21 dos 30 leitos (70%) estavam ocupados no último levantamento. No Hospital das clínicas a taxa de ocupação é igual, 14 dos 20 leitos ocupados (70%) e no Hospital São Vicente de Paulo apenas uma das 10 vagas estava desocupada (90%).

Segundo informações do último boletim de Vitória da Conquista, atualmente há pacientes internados de 23 municípios nos três hospitais de referência – Anagé; Barra do Choça; Barreiras; Belo Campo; Caetité; Carinhanha; Cordeiros; Encruzilhada; Eunápolis; Firmino Alves; Guanambi; Ibicuí; Ibicoara; Ibipitanga; Itapetinga; Ituaçu; Lagoa Real; Lagoa Grande; Livramento de N. Senhora; Manoel Vitorino; Mirante; Piripá; Riacho de Santana.

A procura por internação em leitos de UTI da Covid-19 parece ter se intensificado nas últimas horas. Secretários de saúde e médicos já relatam dificuldade para conseguir a regulação de pacientes para estes leitos. Tanto no Hospital das Clínicas quando no HGVC houve aumento da demanda nas últimas horas e a ocupação está bem próxima de 100% segundo apurou a Agência Sertão.

A alternativa em caso de esgotamento será tentar transferência para outras regiões, como Barreiras, Itabuna e Jequié. No entanto as dificuldades de transporte inviabilizam os traslados de pacientes em estado grave, que acabam tendo que aguardar disponibilidade de UTI aérea para transferência até Salvador. Ageência SERTÃO