‘Não vê TV nem celular’: a menina de 2 anos que viralizou falando palavras difíceis


Imagens da BCC Brasil

Oftalmologista. Tiranossauro Rex. Proparoxítona. Propositalmente. Alice acabou de completar 2 anos, mas pronuncia tão bem essas palavras enormes que viralizou nas redes sociais.

O primeiro vídeo em que ela aparece e que começou a ser muito compartilhado na internet foi em fevereiro deste ano. “E aí foi numa sequência, tudo muito rápido”, conta a mãe, Morgana Secco.

Como costuma ocorrer com outras crianças, vídeos começaram a ser gravados desde que Alice nasceu e são exibidos para amigos e familiares por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.

O processo de aquisição da linguagem de Alice ganhou força por volta dos 8 meses de idade, quando tentava falar a palavra “batata”, balbuciando “tatáta”. Com 1 ano e 1 mês, ela passou a tentar repetir todas as palavras que ouvia em casa e a falar frases com diversas palavras.

“Foi nessa hora que a gente percebeu que tinha uma facilidade com isso e que ela gostava, era algo precoce em relação a outras crianças”, conta Morgana.

“Eu acho que talvez a pandemia tenha prejudicado as outras famílias em que os pais precisavam trabalhar e acabavam não conseguindo dar atenção para as crianças. Daí as crianças acabam ficando muito tempo na frente da televisão ou de celulares. E é comprovado: tem pesquisas que mostram que o excesso de aparelhos eletrônicos podem prejudicar o desenvolvimento da fala”, afirma Morgana.

No caso de Alice, “ela não vê nada de televisão e nem usa nada de celular, ela nem sabe que isso existe”.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.