Escola Estadual São João dos Geraes em Coribe, Bahia, é questionada por negar matrícula de crianças autistas


Escola São João Dos Gerais/Coribe-BA
Escola São João Dos Gerais/Coribe-BA

 

Na cidade de Coribe, Bahia, a Escola Estadual São João dos Gerais está sendo alvo de questionamentos após denúncias de mães que afirmam ter tido dificuldades para matricular seus filhos autistas e com deficiência. Segundo relatos, as mães compareceram à escola com toda a documentação necessária, mas a diretora se recusou a efetivar as matrículas.

Na tarde desta quinta-feira (09), as mães entregaram um ofício à direção da escola, mas a diretora se recusou a assinar o termo de ciência ou fornecer qualquer esclarecimento formal sobre o ocorrido.

A diretora, Romilda, afirmou ao Sertão em Dia que não houve negativa de matrícula na escola. Ela explicou que as secretarias municipal e estadual estão conversando e que os estudantes considerados “especiais” estão sendo acelerados na matrícula, embora essa prática não seja prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Segundo a lei, a reclassificação de estudantes só deve acontecer em casos de distorção idade-série, com acompanhamento pedagógico adequado.

Romilda também questionou os diagnósticos apresentados, pois eles não têm assinatura de equipe médica qualificada, o que levanta dúvidas sobre sua validade.

Já a Secretária de Educação do Município relatou” Não houve nenhuma tratativa! E que os alunos estão laudados com diagnóstico realizado por equipe multidisciplinar. O processo foi realizado dentro da legalidade, garantindo o direito de cada criança e adolescente. A Secretaria Municipal tem uma política pública séria de educação especial e vem desenvolvendo com muito respeito”.

A situação está sendo investigada pelas autoridades, e a comunidade aguarda uma solução que garanta o direito à educação de todos

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *