Representantes das associações vão à Salvador em busca de benfeitorias para área rural de Guajeru


Os representantes de associações, professor Sílvio Batista (vice-presidente da associação A.P.P.R.H- Humaitá e região) e o professor, José Dias Filho (presidente do CONSÓRCIO DAS ASSOCIAÇÕES ALTO SERTÃO PRODUTIVO), estiveram em Salvador nos dias 21 e 22 de outubro, com agendas em diversas secretarias, gabinetes de secretários estaduais, no gabinete do Vice-Governador e também nos órgãos Federais: DNOCS e CODEVASF.
Em todos os órgãos, os representantes entregaram novas demandas e acompanharam os diversos projetos já encaminhados ao longo dos últimos anos. Na segunda-feira (21) os representantes das associações, estiveram no gabinete da Deputada Federal, Lídice da Mata, na SEMA- Secretaria do Meio Ambiente e nos órgãos Federais: DNOCS e CODEVASF. Onde os mesmos, agradeceram as demandas já conquistadas e solicitaram novas benfeitorias para as associações do Consórcio e todo o município de Guajeru.
No gabinete da Deputada Federal, Lídice da Mata, os representantes das associações também estiveram acompanhados pelo vereador Jânio Fábio (PP).

Já na terça-feira (22) os mesmos estiveram em agenda o dia todo em mais 04 secretarias Estaduais, acompanhado pelo Assessor parlamentar (André Miranda) do Deputado Federal Cacá Leão (filho do Vice-Governador).
A comitiva foi recebida pelos Secretários Estaduais: Lucas Costa – SEAGRI – (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), Dr. Antônio Eduardo Matos – Diretor-Presidente da CERB – (Companhia de Engenharia Hídrica de Saneamento da Bahia), superintendente de energia do Estado, Dr.Celso Rodrigues – SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura da Bahia) e também na CAR – (Companhia de Desenvolvimento e ação regional), onde se encontraram com o presidente da CAR e agradeceram pelo tanque pipa conquistados recentemente para o Consórcio. Ainda na CAR, dando continuidade na agenda, foram recebidos por Abimael e Camila (responsáveis pelo programa água para todos), foi solicitado em nome da associação do Humaitá, a liberação de projetos lá protocolados (barreiros, cisternas de produção, limpezas de aguadas e tanque pipa). Aproveitando a oportunidade, o presidente do Consórcio também solicitou apoio do órgão estadual para levar as benfeitorias até as associações consorciadas (tratores agrícolas, cisternas de produção e limpezas de aguadas), onde os mesmos, com apoio do Deputado Cacá Leão, se comprometeram a enviar técnicos para avaliar lugares a serem feitas pequenas barragens na região do Consórcio.
Nas demais secretarias acima, foram acompanhadas e solicitadas diversas demandas para a região do Consórcio:
– Na SEAGRI, o professor Silvio acompanhou as demandas de sua associação que já se encontra em andamento (Kits irrigação e estação de piscicultura). Através do Consórcio, acompanharam os projetos de uma retroescavadeira e curral público, onde foram informados que só sairá via emenda parlamentar.
Os representantes das associações, acompanhado pelo vereador, solicitaram várias demandas como a construção de um “Entreposto” (câmara fria e sala de desossagem) onde o frigorífico só faria o abate, posteriormente o entreposto faria o processo final para a comercialização. Também foi solicitado ao Secretário, apoio para a criação de um Complexo industrial: Usina de algodão, fábrica de produção de óleo de mamona e expansão do cultivo de maracujá no município de Guajeru e região. O Secretario se comprometeu com apoio do Deputado Federal, Cacá Leão, há enviar técnicos da secretaria ao município para possível avaliação do solo da região para o cultivo do maracujá.
SEINFRA, foram acompanhadas as demandas de energia rural das localidades pertencentes às associações (energia rural de Lagoa da Pintada e rede baixa nas localidades de Pintada e Tapagem). Segundo Dr. Celso em (Tamboril, Tanquinho II e o complemento de Tapagem de Pedras e Bananeiras) os projetos de energia estão prestes a serem liberados. Os mesmos foram informados pelo superintendente que a obra de energia das localidades de Batalha, Cigana, Salinas e Caldeirão já foram liberadas e brevemente a obra será iniciada.

 

Na CERB, eles acompanharam os projetos de poços artesianos já perfurados e solicitaram novos poços com apoio do Deputado Federal Cacá Leão. Foi anunciado pelo Diretor-Presidente a locação de mais 04 poços artesianos na região do Consórcio, liberado para construção do sistema na localidade de Lagoa da Pintada, elaboração do mapa/projeto dos poços já perfurados nas localidades de Lagoa do Bino, Capinal e Humaitá.

Os representantes das associações e o vereador finalizaram a agenda pela Capital do Estado no gabinete do Vice-Governador, João Leão. Os mesmo foram recebidos pela sua secretária, Anny Caroline, que recebeu das mãos dos representantes uma série de demandas em nome do Consórcio e do vereador.
Por fim, em suas redes sociais, os representantes agradeceram o assessor do Deputado Federal Cacá Leão, André Miranda por não ter medido esforços em ajudar e acompanhar nas agendas em diversas secretarias.

Informação Professor Silvio

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.