Inflação sobe para 0,56% em outubro, aponta IBGE


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma taxa de 0,56% em outubro deste ano. A porcentagem é maior do que as observadas em setembro (0,44%) e em outubro de 2023, que foi de 0,24%. Os dados foram divulgados esta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, no acumulado de 12 meses, até outubro, o IPCA teve uma alta de 4,76%, contra alta 4,42% do mês anterior. O quantitativo está acima do teto da meta de inflação, 4,5%, estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2024.

O grupo de alimentos e bebidas sofreu uma variação de preços de  1,06%, puxado principalmente pelo aumento das carnes (5,81%), como acém, costela, contrafilé e alcatra. Além das carnes, o tomate e o café moído também tiveram aumento de 9,82% e 4,01%, respectivamente. O único setor que teve uma deflação foi o de transportes, com -0,38%. O resultado foi influencidado pelo  recuos nos preços das passagens aéreas, trem, metrô, ônibus urbano, etanol, oléo diesel e gasolina.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.